segunda-feira, 4 de junho de 2012

Uma tarde dessas, aqui em casa!

Bom preciso contar que sou filha de duas cozinheiras divinas. Sim, DUAS, minha avó e minha mãe, ou seja, minhas DUAS mães! Então, quando sentimos vontade de algo, nós literalmente colocamos as mãos na massa, e tentamos de todas as formas resolver, sejam receitas, enroscos decorativos, pequenos consertos, etc. Mas a habilidade, destaca-se principalmente na cozinha!
Eis que dia desses eu queria muito um café da tarde diferente, com bolo e um salgado. Minha mãe faz um bolo de fubá divino, mas eu nunca havia pedido a receita, somente assistido na infância/adolescência  a transformação dos ingredientes naquele delicioso bolo fofo, amarelo e quentinho com aroma de erva-doce que ela faz.
Fiz como lembrava(descobri com o elogio dela ao meu, que era diferente, mas deu certo!!), e ainda emendei um pão de queijo(retirado da internet e adaptado por mim), pois eu queria um SENHOR café!!
Segue a imagem e a receitinha do BOLO, a do pão de queijo fica para o próximo post, pois tem um epicfail:

Bolo de FUBA(todo realizado no liquidificador, por isso coloque os ingredientes nessa ordem, no bonito):

3 ovos grandes ou 4 pequenos
1/2 Xic. de Chá de Óleo de Milho
1  Xic. de Chá  de Leite morninho-mamadeira
1 1/2 Xic. de Chá de Açúcar
1 Xic. de Chá de Farinha de Trigo peneirada
1 1/2 Xic. de Chá de Fubá Mimoso

-> Bater por 5 minutos na velocidade mínima de começo e aumentar para a média no último minuto.

Aí, adicionar:
1 Colher de Sopa de Sementes de Erva-Doce ou semente de papoula(mas faz tempo que não encontro)
1 Colher de Sopa de Fermento Químico peneirado

Misturar bem e colocar em forma untada com margarina e polvilhada com Fubá. Assar em forno médio por cerca de 40 minutos, ou no clássico,até que enfiando o palitinho ele saia limpo. Retirar da forma e peneirar em cima, açúcar aromatizado(o aqui de casa tem fava de baunilha,cravo&canela em pó, gengibre e anis-estrelado em pó - Eu que fiz no meu moedor de temperos) .
DEVO comentar que o cheiro é absurdamente enlouquecedor.Ele fica sequinho, bom para ser tomado com chá, café, ou algum líquido quentinho!



2 comentários:

  1. hummm delicia ...dá agua na boca ... bjsss e boa sorte aqui.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Amada, saiba que tem muito de você na minha ideia de montar este espaço!!! Um beijo e fica sempre com DEUS!

    ResponderEliminar